Ao debater sobre o uso da wikipédia como fonte de pesquisa para os alunos, eu e meus colegas professores achamos que é um site seguro, mas os alunos devem ser bem orientados e acompanhados para que possam fazer o uso correto desta ferramenta, auxiliando assim na sua aprendizagem tornando-a mais significativa e proveitosa.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Projeto de aprendizagem com música em inglês
EMEF “Luiza Grimaldi”
Projeto de aprendizagem com música em inglês
Let's sing!
Stay in the Music's World
Autores: Marcilene Schifelben Schaffel Piorotti
Rosimara Maria Dalmonech Fehlberg
Itarana, Junho de 2011.
Introdução
A música é uma das artes mais intensas que o o homem foi capaz de criar, ela é um instrumento de comunicação poderoso, é uma língua cujas palavras são entendidas em qualquer lugar; acordes, arranjos, melodias fazem com que pessoas se comuniquem e se entendam, trocando sentimentos, ideias, sensações. É uma eficaz língua universal. Sendo assim a sua utilização em sala de aula é um ótimo recurso para o ensino aprendizado em língua inglesa, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e propícia para uma aprendizagem conjunta e significativa.
Jusficativa
A música é muito importante na vida das crianças pois as mesmas já nascem em ambientes musicais diversos. Trabalhar música na escola é continuar o universo que a criança já traz consigo, desenvolvendo na criança a identificação do som e suas variantes o ritmo e a linguagem. Através da música, acontece o desenvolvimento do raciocínio, da sensibilidade rítmica e auditiva do aluno, tornando-o mais receptivo a outras áreas do saber e mais sociável na interação com o ser humano.
" A música, arte de combinar os sons, é uma excelente fonte de trabalho escolar porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento cognitivo, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social”.
(Professor Reginaldo Elias Ferreira)
Objetivo Geral
- Criar um espaço para discussão sobre a utilização da música em inglês na sala de aula como recurso pedagógico.
Objetivos específicos
- Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica;
- Organizar uma coletânea de música para serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica;
- Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para desenvolver atividades, exercícios com a música;
- Apresentar sugestões de cantores e ritmos musicais adequados para desenvolver o trabalho;
- Trazer argumentação teórica para os alunos trabalharem a criatividade e o prazer musical na sala de aula, ampliando os seus horizonte, garantindo um aprendizado mais criativo e prazeroso;
- Apresentar trabalhos já desenvolvido mostrando a possibilidade de promover a interdisciplinaridade;
- Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
Desenvolvimento
- Organizar a turma em grupos para a produção do projeto;
- Apresentação de trabalhos anteriores para exemplificações e sugestões;
- Pesquisar na internet sobre o cantor, letra e tradução da música que o grupo escolheu;
- Produzir exercícios com a letra da música em questão para os demais colegas de sala resolverem, com o intuito de participação e aquisição de vocabulário;
- Produção de clipes relacionados com a letra da música, podendo ser os próprios atores, compositores;
- Cantar e falar sobre a música em inglês;
- Apresentação e desenvolvimento de forma oral e escrita dos exercícios com duração de uma aula por grupo;
- Ao final das apresentações dos grupos confeccionar um CD com todas as músicas apresentadas, para poderem ouvir e praticar quando quizerem.
Avaliação
- Produção do trabalho escrito (apresentação do cantor; letra com exercícios)
- Produção do clipe;
- Apresentação oral, cantar com expontaneidade;
- Participação, interação e domínio do grupo.
Esta é uma boa opção de música e um exemplo de como os alunos podem ser criativos com figuras relacionadas às traduções (as quais devem ser coerentes às idades escolares), lembrando sempre do objetivo: Aprender curtindo!
segunda-feira, 4 de julho de 2011
O computador vai substituir o professor?
Ao debater sobre o texto: “Computador vai substituir o professor?” podemos perceber que a informática faz parte do mundo atual e futuro e, nós como educadores antenados com a tecnologia temos que ter a percepção de que as nossas aulas devem se adequar a esta nova era, motivando os alunos a aprender sempre mais, fazendo uso do que mais lhes dispertam o interesse, e desta forma podemos também deixar de sermos meros professores transmissores de conteúdos e os alunos deixam de ser os receptores passivos, passando assim, a compartilharmos a aprendizagem com os nossos alunos.
Resumindo o texto em uma palavra: estar disposto a MUDANÇAS, é abrir novas janelas de conhecimento para serem usadas em sala de aula, tornando a tarefa de ensinar em uma aventura prazerosa entre ambas as partes.
Concordamos com o texto de Andrea Cecília Ramal, estamos cientes que a nossa profissão nos leva a reinventar a todo instante.
Assinar:
Postagens (Atom)